A meditação é uma arte. É a arte de unir o silêncio e a imensidão! A vastidão do silêncio e a imensidão da mente em que não existe um centro.

Meditar é acender aquela luz da mente que clareia o caminho para a ação. E essa luz presenteia-nos com o Amor e a Paz.

É o movimento para o centro, para o interior onde estão muitas vezes o desconhecido ou o esquecido.

Meditar situa-nos no aqui e no agora, não é um movimento para trás nem para a frente.

Meditar é perceber o que é. E transcendê-lo. É perceber o que é, aceitar o que é, sem julgamento ou crítica e permanecer pacifico, amoroso, gentil.

Meditar é uma coisa do dia a dia. Podemos fazê-lo num passeio à beira rio, deitado sob um majestoso carvalho contemplando os seus fortes ramos, lendo uma história de adormecer ou observando o rosto dos nossos filhos, a confecionar  uma refeição no local mais alquímico da casa, a cozinha, apreciando a extraordinária beleza que existe em cada uma dessas experiências.

A meditação sobrevém naturalmente e com facilidade quando caminhamos na areia da praia, olhámos para as montanhas verdes que tocam o céu, ou na sensação do prazer de flutuar nas ondas naquele dia quente de Agosto.

Meditar é religar mente e coração num silêncio interior que nos apazigua e serena a mente.

Ela permite que o coração interpenetre a mente e nós possamos mergulhar num vasto espaço em que fazemos parte do todo.

É o movimento do amor, aquele amor inesgotável que bebemos em todas as fontes, e da paz, aquela paz que contém ordem, beleza e intensidade. Ordem essa que vem de uma mente que não se acha abarrotada com as coisas do pensar. Quando o pensamento está silencioso, existe um vazio, que é ordem.

Meditar é observar – olhar, atender e escutar sem a palavra, sem comentários e sem opinião, pois ajuda-nos a sermos generosos e atenciosos para com o movimento e o fluxo da vida em toda a sua extensão.

Mindfulness

 A abordagem do Mindfulness baseia-se na observação e aceitação da nossa experiência e não na reação à experiência em si. Baseia-se numa total aceitação,  pois aceitando as condições naturais da vida criamos mais habilidades para responder a essas condições de uma maneira mais criativa, equilibrada e funcional, num paradigma de ação e não de reação.

O conceito Mindfulness leva-nos a uma nova forma de interagirmos com as situações da vida, uma forma mais consciente, aberta e gentil.

É seu objetivo expandir a consciência no sentido de permanecermos em atenção plena no aqui e no agora, sem julgar, criticar ou procurar analisar. É aceitar a realidade tal como ela é.

Dá relevo ao que é positivo, na medida em que nos direciona e ensina a dar atenção ou nos focarmos no que é positivo e belo na vida, mesmo em situações de adversidade.

Viver Mindful é viver numa atitude de curiosidade, aceitação, gratidão, gentileza e compaixão.

Benefícios da Meditação e Mindfulness

  • Pessoas que praticam meditação regularmente experimentam um alívio da dor e uma melhor reação a esta;
  • Melhora a memória ativa, a criatividade, a capacidade de concentração e a velocidade de reação;
  • Estimula o vigor e a resistência a nível físico, emocional e mental;
  • Melhora a inteligência emocional;
  • É um poderoso antídoto na ansiedade, stress, depressão, exaustão e irritabilidade;
  • As pessoas que meditam regularmente são mais felizes e vivem a vida com mais satisfação e paz;
  • Ajuda no tratamento e reduz o risco de dependências e comportamentos autodestrutivos;
  • Contribui para um melhor funcionamento cerebral no que diz respeito à autoconsciência, à empatia, ao autodomínio e à atenção;
  • Serena as partes do cérebro que segregam hormonas do stress e reforça as áreas que estimulam a disposição e a aprendizagem;
  • Melhora o sistema imunitário;
  • Melhora o controle do açúcar no sangue em diabéticos tipo II;
  • Melhora a saúde cardíaca e circulatória, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o risco de hipertensão;
  • Aumenta a alegria, a clareza mental e desenvolve a intuição, a expansão da consciência e o autoconhecimento;
  • Promove a auto-aceitação e aceitação do outro numa atitude de não criticismo e não julgamento.

Sessões de Meditação em Grupos ou Individual uma vez por semana.

Oficina de Meditação

Integra uma ou duas meditações dinâmicas, relaxamento, respiração consciente, meditações passivas e meditações guiadas.

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